• Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos

SIGRE

Pateira de Fermentelos

Atenção, abrirá numa nova janela. Versão para impressãoEnviar por E-mail

A Pateira de Fermentelos é uma lagoa natural, localizada no triângulo Águeda, Aveiro, Oliveira do Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda, pertencendo na sua parte Sul ao Concelho de Águeda (freguesias de Ois da Ribeira, Espinhel e Fermentelos).
Considerada uma zona húmida de elevada riqueza ecológica, a Pateira de Fermentelos desde cedo se tornou um sistema em que as actividades humanas se integravam perfeitamente na sua dinâmica, permitindo assim a manutenção da lagoa. A prática de uma agricultura drenante e a recolha constante do moliço (para posterior utilização como adubo natural), permitiu a manutenção de uma significativa superfície livre de água e impediu o avanço do pântano. Este equilíbrio, entre a actividade agrícola e a recolha do moliço, conduziu a uma paisagem humanizada de elevada organização e diversidade, na qual a lagoa atingia a sua maior dimensão.
No entanto, as alterações económicas e sociais operadas por volta dos anos 60, reduziram progressivamente a prática de recolha do moliço, permitindo assim o seu livre desenvolvimento. Este processo foi ainda grandemente acelerado pela descarga de esgotos, efluentes orgânicos e industriais e drenagem dos terrenos agrícolas envolventes. (Fonte: Câmara Municipal de Águeda in http://www.cm-agueda.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=28901).
 
É tida como a maior lagoa natural da Península Ibérica e a segunda maior da Europa (sem fontes confirmadas). A Pateira de Fermentelos exibe uma enorme variedade em aves, como são exemplos as rabilas, curtos, pica-peixes, e vários tipos de patos, e espécies aquáticas que a nível piscatório apresenta o achigã, lúcio, carpa, tainha, perca e pimpões, constituindo também a este nível um atractivo aos amantes da pesca desportiva. Apresenta também grandes quantidades de lagostins-vermelhos e variados tipos de rãs. Na flora podemos encontrar desde de jacintos, nenúfares, canizia e bonhos.
 
Para além dos motivos de interesse já assinalados,  a Pateira de Fermentelos,pela sua amenidade paisagística, convida a momentos de relaxamento e descontracção, onde nos deixamos embalar pela suave calmaria das suas águas enquanto respiramos natureza.