• Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos
  • Fermentelos

SIGRE

Temos 411 visitantes em linha

Junta de Freguesia de Fermentelos

Governo volta a prolongar período crítico dos incêndios

O Ministério da Agricultura renova o período crítico de defesa da floresta até dia 15 de novembro, adiantou ao JN fonte da tutela.

O Ministério da Agricultura vai alargar, pela terceira vez este ano, o período crítico do Sistema de Defesa da Floresta. Segundo adiantou fonte da tutela ao JN, o período especial será alargado até 15 de novembro, devido à previsão de continuação de tempo quente e seco.

Durante o período crítico de incêndios, é proibido, nos espaços florestais ou agrícolas, "fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés".

Para que o período crítico entre em vigor será necessária a publicação de uma portaria do Secretário de Estado das Florestas.


Fonte: /https:/www.jn.pt/nacional/interior/governo-volta-a-prolongar-periodo-critico-dos-incendios-8877686.html

 

 

   

AVISO À POPULAÇÃO

1. SITUAÇÃO

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para os próximos dias a manutenção de um cenário meteorológico caraterizado por tempo seco, com índices muitos baixos de humidade relativa, e vento forte.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

A situação é muito favorável à ocorrência de incêndios rurais que, caso venham a verificar-se, podem evoluir com grande rapidez de propagação e enorme dimensão, uma vez que ainda há grande quantidade de material lenhoso acumulado nos espaços florestais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

O risco descrito exige um cuidado redobrado por parte de todos, nomeadamente a através da adequação dos comportamentos ao uso e fruição do espaço rural, de modo a que se evitem ignições suscetíveis de originar incêndios rurais grandes e facilmente propagáveis.

Reiteramos que é PROIBIDO fazer uso do fogo junto a espaços florestais, sendo imperioso que todos os portugueses adequem os seus comportamentos face ao risco existente nessas áreas ao longo dos próximos dias.

Assim, recordamos que não é permitido:

  • · Realizar queimadas ou fogueiras;
  • · Utilizar equipamentos de queima e de combustão;
  • · Queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • · Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • · Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais ou vias circundantes;
  • · Proceder à fumigação ou desinfestação de apiários com equipamentos sem dispositivos de retenção de faúlhas.


Só a observação rigorosa destes princípios pode garantir a efetiva proteção e defesa da nossa floresta contra incêndios.

TOLERÊNCIA ZERO no uso de fogo, pois

PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS!

27/10/2017

   

Aviso

   

Incendios de 15 Outubro 2017

Nas últimas 24h vivemos momentos preocupantes na nossa freguesia. De acordo com o Presidente da Junta, Carlos Nolasco, que acompanhou permanentemente a situação, podemos acreditar que o pior já passou e os incêndios estão neste momento controlados. Será sempre de manter o estado de alerta!

   

Período crítico do sistema de defesa da floresta

   

Pagina 3 de 79